JAPIRA - SUA GENTE E SUA HISTÓRIA

"Neste Blog estão registrados os acontecimentos e pessoas mais importantes que passo a passo, construíram a história do futuro".


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Os primeiros pioneiros

O Senhor Francisco Inácio de Oliveira, residente na cidade de Tomazina e proprietário da Fazenda Jaboticabal, por volta de 1893 mandou desbravá-la sob o comando de Domingos Furkim, que foi o primeiro morador naqueles sertões.
Também foi proprietário de terras nesta região o Coronel João Carneiro Júnior que para cá veio numa colônia de mineiros.
Outros pioneiros foram José Gomes Godoy e seus filhos Antônio Bertoldo, Francisco Godoy e José Antônio Godoy.
Após a exploração e abertura de novas terras o senhor Francisco Inácio de Oliveira e seus filhos Joaquim Pedro de Oliveira, Inácio de Oliveira e Hermindo Augusto de Oliveira passaram a conviver quase que diariamente em solo japirense apesar de residirem em Tomazina ou Jaboti.
Da cidade de Itararé, SP, veio para cá o Coronel Francisco Pedroso da Luz, que instalou aqui uma das maiores fazendas da região; sendo considerado como um dos maiores benfeitores de Japira. Na antiga divisa de suas terras com as de Joaquim Pedro de oliveira e João Carneiro Júnior, situa-se a atual zona urbana de Japira.
Por volta de 1915 o Coronel Joaquim Pedro de Oliveira plantou o primeiro cafezal desta região.
Em 1924 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira dono de extensa área de terras, entre os rios Laranjinhas e das Cinzas, no coração da região denominada “norte velho”. viu sua propriedade rural cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que corre no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária. O coronel Joaquim Pedro de Oliveira viu-se diante de ótima oportunidade de realizar a vontade de colonizar esta região, e iniciou a venda de lotes urbanos.
As primeiras eleições deram-se no dia 09 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

Um comentário:

  1. Oi, gostaria de saber se há parentes do Francisco Pedroso da Luz ainda na cidade e se alguém sabe o nome dos filhos dele.

    ResponderExcluir