JAPIRA - SUA GENTE E SUA HISTÓRIA

"Neste Blog estão registrados os acontecimentos e pessoas mais importantes que passo a passo, construíram a história do futuro".


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Formação:

Foram muitas as pessoas que contribuíram com seu trabalho para a formação do município de Japira. Dentre elas se destacam nomes como o de João Carneiro Júnior, Francisco Pedroso da Luz, Francisco Inácio de Oliveira e seus filhos, principalmente Joaquim Pedro de Oliveira, Hermindo Augusto de Oliveira e Maurílio de Oliveira.
Por volta de 1893, a região do atual município de Japira estava coberta por mata virgem, onde só a coragem de Domingos Furkim e seus companheiros, poderiam se impor mata a dentro. A partir daí outros mais vieram a fim de desbravar estas terras.
No início de suas explorações a área do atual município de Japira pertencia e dependia juridicamente de Tomazina e se chamava Fazenda Jaboticabal e Barreiros. Após 1924 o povoado recebeu o nome de Japyra.
Em 1928 quando Jaboti foi elevado a município, todos os serviços públicos eram feitos em Jaboti. Mas com a extinção da comarca de Jaboti em 1934 voltamos a depender de Tomazina e foi aí que se começou a planejar a emancipação de Japira.
O município de Japira apresenta em sua história, não colonizadores estrangeiros, como muitos municípios paranaenses; mas sim desbravadores tipicamente brasileiros, vindos de outros estados como São Paulo e Minas Gerais e de outras regiões do estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário