JAPIRA - SUA GENTE E SUA HISTÓRIA

"Neste Blog estão registrados os acontecimentos e pessoas mais importantes que passo a passo, construíram a história do futuro".


terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Emancipação Política

Através da Lei n.º 93 de 19 de setembro de 1948, Japira foi elevada à categoria de distrito judiciário.
Em 1944 a Cia Sul Mineira, tendo encerrado suas atividades de extração de madeira, venderam a maior parte de suas propriedades ao Sr. Francisco Cascardo e ao Sr. Mário Brás Pereira Gomes, que formaram uma grande fazenda de café, a fazenda Itajubá. Em 1949 tem-se a instalação da Agência de Rendas, da Delegacia de Polícia e do Cartório de Registro Civil.
A Agência de Rendas teve como primeiro funcionário o Sr. Jorge Rosera, seguido por Orestes de Andrade e José Soares Fragoso. A Delegacia tinha por encarregado o Sr. Livrecino Proença de Souza e depois outros como José Ais e Tenente Garret.
O cartório teve como primeiro funcionário João Neves de Oliveira, e funcionava num prédio na Av. Cel. Joaquim Pedro de Oliveira.
O primeiro médico foi o Dr. Francisco de Oliveira e o primeiro farmacêutico, o Sr. Olavo de Oliveira, ambos filhos de Joaquim Pedro de Oliveira.
No dia 14 de novembro de 1951, pela Lei n.º 790, Japira foi elevada à categoria de município com áreas territoriais de Tomazina e Ibaiti, integrada pelo quantitativo de 800 Km² abrangendo localidades de Jaboti, Conselheiro Mairinck, Vila Guaí e Vassoural.
As primeiras eleições foram realizadas em 09 de novembro de 1952, tendo sido eleito prefeito o Coronel Joaquim Pedro de Oliveira e para a Câmara Municipal os seguintes cidadãos: Francisco Cascardo, Carlos Mylius, Angelino Pereira, Sebastião Simão da Costa, Nestor Custódio Ferreira, José Inácio de Oliveira, José Custódio da Silva, Joaquim da Costa Valle e Domingos Ferreira de Quadros. As cerimônias de posse se realizaram no dia 14 de dezembro de 1952.

Pela lei estadual n.º 5620, de 24-08-1967, é criado o distrito de Novo Jardim
e anexado ao município de Japira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário