JAPIRA - SUA GENTE E SUA HISTÓRIA

"Neste Blog estão registrados os acontecimentos e pessoas mais importantes que passo a passo, construíram a história do futuro".


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aspectos Naturais

Topografia: predominância de suave ondulado a ondulado.
Solos: o tipo de solo predominante é o Podsólico Vermelho Amarelo (PVA) e Litólitos. Os solos são derivados de rochas sedimentares (arenito, siltitos e argilosos), com elevado grau de depauperamento por erosão. São solos com baixa fertilidade natural, que apresentam acidez acentuada, com presença de alumínio tóxico e baixos teores de Fósforo. O pH situa-se entre 4,5 e 5,0. São deficientes em sua conservação, mas com o uso de calcário e um manejo adequado é perfeitamente viável para a agricultura.
Clima: o município esta situado em região subtropical e de acordo com a classificação de W. Koeppen, ocorre o clima CFA (mesotérmico, úmido sem estação seca), com verões quentes e geadas esporádicas, sem estação seca definida, mas com concentração de chuvas no verão.
A temperatura média dos mês mais quente é superior a 22ºC, sendo indicada para fruticultura, olericultura, culturas anuais (milho, feijão, etc.) e perenes, como o café e a temperatura dos meses mais frios é inferior a 18ºC.
Os ventos predominantes são do Sul e a umidade relativa do ar varia entre 60 a 75%.
A altitude é de 600 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário