JAPIRA - SUA GENTE E SUA HISTÓRIA

"Neste Blog estão registrados os acontecimentos e pessoas mais importantes que passo a passo, construíram a história do futuro".


terça-feira, 4 de agosto de 2009

As primeiras escolas, a primeira agência dos Correios, o cinema, a construção da nova igreja

A primeira escola particular teve como educadora Belanizia de Oliveira, filha do Sr. Joaquim Pedro de Oliveira.
Em 1927 teve início à escola pública e a vinda de mestres como Dolores Sampaio (dona Lolita), Maria Freire (dona Santina), Isaíra Reis Cardoso e Maria Bonfim.
A professora Isaíra Reis Cardoso, filha do Sr. Francisco Nunes, gerente da Firma Oliveira Lobo e Cia, foi induzida a deixar o povoado por suas idéias revolucionárias anti-getulistas, já que a comunidade da época defendia muito a figura de Getúlio, assim com boa parte do Brasil.
A escola pública teve outros professores como José Garret e Alcina de Oliveira. Por volta de 1937 veio para Japira, removido de Alemõa – Siqueira Campos, o professor João Isidoro da Silva, mais conhecido como “João Professor” que aqui viveu até sua morte.
Em 1937 começou a funcionar a Agência dos Correios, correspondendo por ela o Sr. Salvador Reis, o popular “Doca”, cuja nomeação era assinada pelo presidente Getúlio Vargas. Aqui Doca permaneceu até 1942, quando foi transferido, sendo substituído pela Srª. Catarina Damato Cascardo que trabalhou até sua aposentadoria em 1967.
Em 1945 é inaugurado o primeiro cinema, que mais tarde foi extinto e até hoje não temos mais cinema em nossa cidade.
Em 1950 tem início à construção da nova igreja, a cargo dos senhores; Francisco Cascardo , Coronel Joaquim Pedro de Oliveira , Arnaldo Forbeck e outros japirenses . A primeira missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Geraldo de Proença Sigud, 13 de junho de 1952. Houve grande festividades estando presente toda a população da cidade e do município.
Aos 08 de marco de 1961 às dezessete horas, chegou a esta paróquia o primeiro vigário , padre Antonio Angélico Pimenta , da Congregação Nossa Senhora do Sion.

Um comentário:

  1. orgulho. q + posso diser de minha cidade natal. tenho muita saudade, quero reverte em breve se DEUS quiser parabens a vcs que promovem esta cidade q meréce muito mais....

    ResponderExcluir